Paixão do Senhor

Paixão do Senhor


Na sexta-feira santa ou sexta-feira da paixão, a igreja católica celebra em todo mundo a paixão do Senhor. Nesse dia em especial, somos convidados a lembrar do amor que Jesus demostrou ter por todos nós quando disse sim ao chamado do Pai e aceitou sua missão, seu calvário. Em nossa igreja matriz, durante a tarde desta sexta-feira (29), às 15:00 horas, aconteceu a celebração da paixão do nosso Senhor que foi presidida pelo Pe. Calmon juntamente com o Pe. Ivanil. 

Como se pode perceber, uma característica marcante desta celebração é o silêncio. Logo após a leitura do evangelho da paixão do Senhor Jesus Cristo, segundo João, todos os presentes ajoelharam-se e por um momento silenciaram. Essa paixão que celebramos é a que está descrita no versículo cinco da primeira leitura, que se encontra em Isaías 52: "(...) Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura." 

Durante a homilia, nosso sacerdote, o Pe. Calmon, apontou pontos importantes a serem observados na leitura do evangelho que descreve os acontecimentos um pouco antes da crucificação de nosso senhor,  quando os soldados juntamente com a multidão levaram Jesus à Pilatos e pediu que o crucificasse. Um  dos pontos é que Pilatos não queria crucificar Jesus pois não o via como criminoso, mas por medo da multidão teve que crucificá-lo. Calmon concatenou esse ponto com questões que acontecem em nosso cotidiano quando muitas vezes temos medo de que aconteçam conosco certas coisas se aceitarmos Jesus e acabamos optando por omitir ou até mesmo negar Jesus em nossa vida.

A celebração da paixão do Senhor é dividida em três partes: Depois da liturgia da palavra houve a adoração de cristo na cruz e, por fim, o rito da comunhão.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa de Posse - Pe. Calmon

Pe. Ozanilton Batista de Abreu,CMF

Consagração dos Acólitos e Ancilas