Advento - Ano Novo na Liturgia

“Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor, encontra ele seu prazer.” Isaías 11,1-3

Estamos em tempo de advento, primeira etapa do ano litúrgico para os cristãos que, durante esse período, demostra arrependimento por seus pecados, promovem a paz e a fraternidade e se preparam com grande expectativa e alegria para a vinda do Senhor, nosso Salvador.
“Tempo de espera”, assim são consideradas as quatro semanas que antecedem o Natal pela Igreja Católica e seus fiéis. É tempo de conversão, penitência, oração profunda, caridade, entrega... Tempo de realmente se preparar para acolher o Filho de Deus Pai, todo poderoso, como nos ensina a bem-aventurada Virgem Maria.
No início de um novo ano para os fiéis católicos, nos tempos do advento, aguardamos a vinda do Senhor que se fará carne, mas que já está entre nós: “o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus”. Ele que veio no Natal e que virá no fim dos tempos para dar fim à história humana e nos encontrar após nossa morte.
Como símbolo dessa preparação, usa-se uma coroa composta por quatro velas presas por ramos formando um círculo. O círculo representa o amor de Deus por nós, um amor infinito assim como o círculo que não tem princípio nem fim. Essa coroa é colocada aos pés da imagem da Virgem Maria. A cada domingo desse período é acesa uma das velas, cada uma possui seus respectivos significados.

Pode-se dividir as atividades no tempo do advento em duas etapas: as primeiras duas semanas, as quais nós vigiamos e esperamos a vinda gloriosa do filho de Deus com grande expectativa, e as duas últimas semanas, em que nós realizamos os preparativos para o natal.
Portanto, vivamos a espera desse grande dia, do momento que transformará a história da vida humana. E comecemos nos penitenciando, confessando os nossos pecados para sermos dignos do perdão de Deus.
Assim, daremos o primeiro passo para a maior transformação das nossas vidas: “O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz.” 2º Pedro 3,13-14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missa de Posse - Pe. Calmon

Pe. Ozanilton Batista de Abreu,CMF

Consagração dos Acólitos e Ancilas