HISTÓRIA DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DA PARÓQUIA
A Paróquia São José do Trapiche foi fundada em 31 de maio de 1953 pelo Exmo. Rvmo. Dom Ranulpho da Silva Farias, Arcebispo de Maceió - AL que a desmembrou da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Levada. No início da solenidade de criação da nova Paróquia, sua Excelência Reverendíssima declaro-a instalada e se regozijou com o povo católico por este benefício empreendimento.
Logo em seguida, após a leitura do Decreto de Ereção Católica, lido de púlpito pelo Rvmo. Pe. Cláudio Orestes, o Sr. Arcebispo recebeu a profissão de fé do primeiro Pároco e iniciou a cerimônia de posse, que terminou com a alocução do Sr. Pe. Benício Barros Dantas. Estiveram presentes na ocasião vários padres da Diocese de Maceió, entre os quais o Exmo. Monsenhor Antônio Valente, Vigário Geral da Diocese; os Revmos. Cônegos Cavalcante de Oliveira - Pároco da Paróquia das Graças, Cônego Fernando Alves Lira, Pe. Luíz Marinho, Pe. Cláudio Orestes, Pe. Luíz Sarmento, Pe. Luíz Pontes, bem como o Exmo. Sr. Dr. Antônio Guedes de Miranda - Vice-Governador do Estado e grande quantidade de fiéis.
Nos anos seguintes a paróquia São José teve vários párocos como seu pastor que prestaram relevantes serviços ao povo de Deus dessa dita porção territorial. Também muito contribuiu para a formação do povo na Paróquias os Padres Vicentinos (Canadá) e as Irmãs Ursulinas (Canadá), bem como as Irmãs Claretianas (Maceió). A Paróquia possui, além da Igreja Matriz, mais seis capelas em seu território, a saber: capela de São Sebastião do Prado, capela de São Sebastião do Pontal, capela de Nossa Senhora da Guia, capela de Santa Margarida, capela de Nossa Senhora Aparecida e Comunidade Lenita Vilela.
Em 17 de março de 2002, depois de muitas conversas e acertados todos os tramites legais e canônicos, assume a Paróquia São José do Trapiche os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) representados pelos Rvmos. Senhores Pe. Faliero Bonci, CMF (Superior da comunidade Claretiana e vigário paroquial), Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF (Pároco) e o Irmão Robério Vieira Cabral, CMF (Estudante de Teologia). Os Missionários Claretianos são responsáveis pela paróquia até os dias de hoje.

Postagens mais visitadas deste blog

Pe. Ozanilton Batista de Abreu,CMF

Consagração dos Acólitos e Ancilas

Pe. Antonio Carlos Ferreira , CMF