HISTÓRIA DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DA PARÓQUIA
A Paróquia São José do Trapiche foi fundada em 31 de maio de 1953 pelo Exmo. Rvmo. Dom Ranulpho da Silva Farias, Arcebispo de Maceió - AL que a desmembrou da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Levada. No início da solenidade de criação da nova Paróquia, sua Excelência Reverendíssima declaro-a instalada e se regozijou com o povo católico por este benefício empreendimento.
Logo em seguida, após a leitura do Decreto de Ereção Católica, lido de púlpito pelo Rvmo. Pe. Cláudio Orestes, o Sr. Arcebispo recebeu a profissão de fé do primeiro Pároco e iniciou a cerimônia de posse, que terminou com a alocução do Sr. Pe. Benício Barros Dantas. Estiveram presentes na ocasião vários padres da Diocese de Maceió, entre os quais o Exmo. Monsenhor Antônio Valente, Vigário Geral da Diocese; os Revmos. Cônegos Cavalcante de Oliveira - Pároco da Paróquia das Graças, Cônego Fernando Alves Lira, Pe. Luíz Marinho, Pe. Cláudio Orestes, Pe. Luíz Sarmento, Pe. Luíz Pontes, bem como o Exmo. Sr. Dr. Antônio Guedes de Miranda - Vice-Governador do Estado e grande quantidade de fiéis.
Nos anos seguintes a paróquia São José teve vários párocos como seu pastor que prestaram relevantes serviços ao povo de Deus dessa dita porção territorial. Também muito contribuiu para a formação do povo na Paróquias os Padres Vicentinos (Canadá) e as Irmãs Ursulinas (Canadá), bem como as Irmãs Claretianas (Maceió). A Paróquia possui, além da Igreja Matriz, mais seis capelas em seu território, a saber: capela de São Sebastião do Prado, capela de São Sebastião do Pontal, capela de Nossa Senhora da Guia, capela de Santa Margarida, capela de Nossa Senhora Aparecida e Comunidade Lenita Vilela.
Em 17 de março de 2002, depois de muitas conversas e acertados todos os tramites legais e canônicos, assume a Paróquia São José do Trapiche os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos) representados pelos Rvmos. Senhores Pe. Faliero Bonci, CMF (Superior da comunidade Claretiana e vigário paroquial), Pe. Janivaldo Alves dos Santos, CMF (Pároco) e o Irmão Robério Vieira Cabral, CMF (Estudante de Teologia). Os Missionários Claretianos são responsáveis pela paróquia até os dias de hoje.

Postagens mais visitadas deste blog

Missa de Posse - Pe. Calmon

Pe. Ozanilton Batista de Abreu,CMF

Consagração dos Acólitos e Ancilas